terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Seis pessoas e dois cães viajam de mota


Depois do histórico concurso ‘Quantos cabem num Mini?’, pode estar para breve o novo modelo ‘Quantos cabem numa mota?’. Pelo menos a acreditar pelo esforço de uma família indiana.
Então, vamos contar: um, dois, três… seis pessoas, entre as quais três crianças e um adolescente. Mas ainda há espaço para mais dois cães e algumas malas.
A família viajava numa estrada indiana quando foi apanhada em flagrante por outro automobilista, que decidiu registar o episódio e divulgá-lo na internet. Com muita confiança, ainda há tempo para acenos para a câmara e sorrisos e até o condutor dá um ar da sua graça.
in cm.pt 

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

TDT on!

Finalmente já tenho TDT em casa! Pensei que iria ser bastante complicado porque por aqui a nitidez na televisão sempre sempre foi uma coisa muito relativa. Ou dá um canal completamente bem e outro completamente mal, ou só dá um, ou dão todos mais ou menos mal. Pronto, acabou! Agora é só desfrutar de uma televisão sem um único formigueiro (até parece que estou a falar de uma coisa de outro mundo, não é?). Acho que os aparelhos dão para gravar, ainda não testei, mas espero que seja verdade!

Sporting

É preciso luz, muita luz!

Há seis mil anos já se comiam pipocas no Peru


Investigadores peruanos e norte-americanos descobriram os restos fósseis de milho mais antigos da América do Sul.
Não tinham, com certeza, salas de cinema, mas as populações que há seis mil anos habitavam as regiões da costa norte do Peru já comiam pipocas.Num artigo publicado na revista Proceedings of the National Acadeny of Sciences, a equipa de Tom Dillehay, da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, e do peruano Duccio Bonavie, descreve os restos fossilizados de milho, cuja análise permitiu verificar como eles eram manipulados para integrarem a alimentação das populações.
in dn.pt 

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Eliminado do ‘Big Brother’ por abusar de colega adormecida

O concorrente Daniel, modelo de profissão, que participava no programa ‘Big Brother Brasil 12 (BBB 12)’, foi expulso na noite de segunda-feira por ter abusado sexualmente da colega Monique, que se encontrava inconsciente.

A polémica estalou no Brasil e forçou a Rede Globo, que emite o programa, a esclarecer a situação. No entanto, segundo refere o jornal ‘A Tarde’, o director do reality show acredita que não houve violação.

“O Big Brother avaliou o comportamento de Daniel sem precipitação, com o máximo cuidado. Analisámos as imagens que evidenciaram uma infracção ao regulamento do programa. Depois de criteriosa avaliação, a direcção do programa entendeu que o comportamento do ‘brother’ na noite da festa foi gravemente inadequado”, esclareceu a produtora.

O episódio, captado pelas câmaras de videovigilância, foi imediatamente partilhado nas redes sociais. Nas imagens, filmadas após uma festa, vê-se Daniel debaixo dos cobertores a tocar, deixando antever contacto sexual, na concorrente, que se encontrava adormecida profundamente.

Na sequência do abuso, a polícia esteve na casa do BBB para recolher depoimentos e a concorrente Monique teve autorização para sair de forma a explicar às autoridades a sua versão dos factos.

in www.cm.pt 

Dá cá mais cinco volta a atacar!

Iva: Qual é a palavra?

Telespectadora: Eu não sei a palavra, foi o meu marido que ligou!

Iva: Olhe para a televisão!

Telespectadora: Onde estão os comandos, carago!

Iva: É na TVI!

Telespectadores: Sim, estou a por na quatro! É futebol! Diga-me o que é que tenho que fazer que não vejo este programa!

Desta vez correu melhor. A telespectadora lá conseguiu acertar na palavra e ficou-se pelos mil euros. Gostei especialmente da parte: "Onde estão os comandos carago!?" com pronuncia do Norte!

Rir faz bem!

Já não me ria como hoje há muito tempo, eram gargalhadas umas atrás das outras e se a teoria que publiquei há bastante tempo atrás de que rir faz ganhar abdominais estiver correta, já nem preciso de ir ao ginásio (alerta de exagero ligado!), claro.
Coisas do género de "Há aqui algum maneta? É que anda aqui uma luva pelo chão", a parte em que me armei em rambo para tentar abrir uma porta que custuma abrir muito facilmente e o filme extraordinariamente bem conceituado de nome "Ele é mudo!" marcaram o dia! 

Numa parceria nunca antes vista, o resto dos promenores estão no blogue www.batomparaquetequero.blogspot.com, isto é se já tiverem sido publicados.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Ilhas Selvagens


Toda a gente conhece os Açores, a Madeira e as Berlengas, mas tenho quase a certeza que são poucas as pessoas que sabem da existência das Ilhas Selvagens. Estas ilhas situam-se a 280 Km a sul da Madeira e a  165 Km a norte das Canárias. Têm uma área de 2,73 km² e o ponto mais alto das ilhas situa-se a 163 m acima do nível médio do mar. Estas ilhas foram descobertas em 1364 e desde 1975 que constituem uma reserva natural, mas o mais interessante é que a Espanha nunca aceitou muito bem a ideia das Ilhas Selvagens pertencerem a Portugal:

"Em Setembro de 1911, o governo espanhol enviou uma nota ao governo português comunicando que deliberara incorporar as Selvagens no arquipélago das Canárias e que ia montar nas ilhas um farol. A administração portuguesa protestou e foi acordado não praticar quaisquer atos que pudessem comprometer uma solução amigável da questão. 
Em 1938, a Comissão Permanente de Direito Marítimo Internacional confirmou a soberania portuguesa das ilhas que, em 1959, despertaram o interesse da WorldWildLife (WWF) levando-a a assinar um contrato de promessa de compra com o herdeiro Luís Rocha Machado.
Em 1971, o Estado português interveio e adquiriu as Ilhas Selvagens, instituindo, nesse mesmo ano, a Reserva Natural das Ilhas Selvagens. No ano seguinte foram apreendidas, nas ilhas, duas embarcações de pesca espanhola, "San Pedro de Abona" e "Áries". Em 1975, aproveitando a turbulência política em Portugal, espanhóis das Canárias desembarcaram na Selvagem Grande e hastearam a bandeira espanhola. No ano seguinte, foi apreendida a embarcação espanhola "Ecce Homo Divino" e, dois anos depois, foram presos, também por pesca ilegal, outros barcos de frota espanhola. Em 1996, um helicóptero Puma AS-330 da Força Aérea Espanhola aterrou na Selvagem Grande, cometendo assim uma dupla infracção: violou o espaço aéreo português e também sobrevoou, a menos de 200 metros, uma reserva natural. No ano seguinte, voos rasantes de aviões militares espanhóis tiveram como consequência a chamada do embaixador espanhol Raúl Morodo ao Ministério dos Negócios Estrangeiros português. Em 2005, um vigilante e um biólogo da reserva natural das ilhas Selvagens foram mesmo perseguidos por pescadores espanhóis."
in wikipedia.org 

Os barcos também vão ao fundo


Como toda agente sabe e viu, um navio afundou junto a uma ilha italiana no Mar Mediterrâneo. É uma imagem surpreendente porque não me lembro de alguma vez ter visto um barco de cruzeiro (de 4000 pessoas) a afundar. O capitão diz que se deslocou para a costa depois de ter embatido na rocha para salvar as pessoas, mas mesmo assim parece impossível que um barco destas dimensões circule tão perto de terra. Hoje de manhã ouvi a notícia que um petroleiro também afundou junto à costa da Albânia e na semana passsada,  também um petroleiro tinha partido e afundado junto à Nova Zelândia.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Ufa!

Esta foi definitivamente uma tarde produtiva! Acabei os exercícios de matemática e já arrumei quase com um dos trabalhos que tenho que fazer. Tudo isto foi só interrompido por causa de Nikita que começou hoje na RTP1 e que só vi por acaso (já me tinham dito mas tinha-me esquecido completamente).
Agora vou-me preparar para a aventura e para a animação que são os domingos à noite depois do Peso Pesado e do Secret Story terem acabado. Espero que aquele programa que vai começar hoje na TVI seja divertido, ou que dê um filme interessante na RTP1. De qualquer modo, por volta das onze e meia, na RTP2 dá uma sitcom da BBC chamada Britcom que vale a pena ver.

Domingo

Domingo que é domingo, para mim tem que ter umas belas torradas e hoje decidi fotografá-las, apenas estas, porque depois ainda comi mais umas duas ou três. Souberam-me tão bem! E finalmente, depois de várias tentativas falhadas, lá consegui arrancar com os exercícios de matemática! São duas e meia e já os fiz quase todos. Depois, vou tentar adiantar mais uns trabalhinhos, isso se não me perder com a televisão.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Mentira

A minha suposta tarde de estudo resumiu-se a meia dúzia de exercícios de matemática. Não me apetecia fazer mesmo nada e depois perdi-me com a televisão. Lanchei e continuei a ver televisão, fui jantar, vim para cima, vim para o computador, onde estou de momento, e agora são cerca de nove horas sem ter feito praticamente nada. Tudo isto é extraordinário quando se tem uns cem exercícios de matemática e uma carrada de trabalhos para fazer. Pronto, "a carrada" resume-se a dois, mas não deixam de dar de trabalho.

E vai ser assim a minha tarde...

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Lembrete

Não se esqueçam que está a decorrer uma sondagem, e como já devem ter reparado, a janela do facebook está diferente e mais atrativa do que nunca, por isso cliquem em "Gosto"! Por falar em clicar em "Gosto", no fundo de cada mensagem podem dar a vossa opinião em relação ao que leram e a janela de comentários também se encontra à vossa disposição!

Adolescente assassinou criança para "ver como era matar"

Uma jovem americana reconheceu ter morto uma menina de nove anos só para experimentar a sensação. Pode ser condenada a 30 anos de prisão.
Uma adolescente assassinou em 2009, no estado do Missouri, uma menina de nove anos só para "ver como era matar".
Alyssa Bustamante, então com 15 anos, reconheceu em tribunal ter estrangulado a pequena Elizabeth Olten no 21 de outubro de 2009 com as suas próprias mãos, cortando-lhe em seguida a garganta com uma faca de cozinha.
Hoje, prestes a fazer 18 anos, Bustamante confessou o crime numa audiência preliminar a decorrer em Jefferson City.
Numa sessão em que esteve presente a mãe de Elizabeth, Bustamante declarou que entendia as acusações e confessava o crime para evitar o julgamento. Caso fosse julgada, a adolescente enfrentava uma pena de prisão perpétua.
Ao declarar-se culpada, pode ser condenada a uma pena de dez a 30 anos de prisão, eventualmente a prisão perpétua, mas com direito a liberdade condicional.
Perante o tribunal, Bustamante explicou então a forma como cometeu o crime, reconhecendo que estava consciente e sabia o que estava a fazer, porque queria "ver como era matar" alguém.
A investigação estabeleceu que a adolescente planeou o crime com antecedência: cavou dois buracos para serem usados como eventual sepultura, uma semana antes de concretizar o homicídio de Elizabeth.
No dia do crime, Bustamante, que vivia com a avó, agrediu a criança sem provocação, escondendo em seguida o corpo.
Segundo a defesa, a adolescente teria tentado suicidar-se em 2007 e estaria a ser tratada por depressão. Exibido em tribunal, o seu currículo escolar mostra que era uma boa aluna e nunca tivera problemas de qualquer ordem.
O tribunal pronuncia-se sobre o caso a 6 de fevereiro.
in dn.pt 

Curiosidades: Seres Humanos II


Um terço de todos os gelados vendidos no mundo são de baunilha;

31 557 600 000 segundos equivalem a um Milénio;

Há 336 covas numa bola de Golfe;

7- o número de grandes desastres geológicos que modificaram o rumo da história da Terra;

70 – número de gotas que cabem numa chávena de chá;

4830 Km/h – velocidade a que se espalham os cacos de um copo quando se parte;

2 800 pizzas seriam necessárias para formar uma torre da altura da torre de Pizza;

118 – número de ilhas em que a cidade de Viena está construída.

Música


Hoje ouvi esta música, e sinceramente já não me lembrava que ela existia. Tem power!

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Nina Ricci vs Doce Tentação



Como já devem ter notado, a TVI estreou uma nova novela chamada "Doce Tentação", e apesar de já há muito tempo não acompanhar um novela, gosto sempre de ver os genéricos novos. Adorei o genérico desta nova novela, está muito bem feito! Parece que estamos a viajar para o mundo das fadas e a música  fica no ouvido, contudo, a semelhança com o anúncio do perfume Nina Ricci é obvia.

Encontrado canhão que pode ser português

Um rapaz de 13 anos encontrou numa praia do norte da Austrália o que pode ser um canhão pedreiro como os que eram utilizados nos navios portugueses do século XVI. Uma descoberta que pode ajudar a provar que os portugueses estiveram na Austrália no mesmo período em que ocuparam Timor.
A descoberta foi feita em Janeiro de 2010, quando as marés foram excepcionalmente baixas. Christopher Doukas, natural de Darwin, conseguiu andar pela costa até Dundee Beach, a uma distância de duas horas de carro, e foi aí que encontrou o canhão, que se pensa ter 500 anos. O pai ajudou-o a levar a arma para casa, onde descobriram que era feita de bronze.
Em Julho do ano passado, a mãe do rapaz, Barbara, contactou o museu de Darwin para dar conta da descoberta. Mas só agora, e depois de Barbara ter falado com o Ministério Público local, é que o museu pediu para investigar o canhão. Christopher descobriu na internet que um objeto similar foi vendido por 8000 libras (9 669 euros), por isso, confessou à agência noticiosa australiana AAP, que gostaria também de vender a sua descoberta a um museu.
Portugal ocupou Timor, em 1515, mas a possibilidade dos nossos exploradores terem viajado no início do século XVI mais cerca de 700 quilómetros, até à costa norte da Austrália, ainda está por provar. Embora alguns mapas franceses desta época mostrem o que parece ser a parte norte da Austrália, o que poderá ser uma evidência de que os exploradores lusos chegaram aí nesse período, esta teoria ainda é muito controversa.
Em cima da mesa estão ainda hipóteses como a de que o objecto tenha sido levado pela maré até ao local onde foi encontrado ou que tenha sido deixado aí por comerciantes do século XVI.
in dn.pt 

A Bela e o Paparazzo

Devido ao facto de ultimamente, às segundas, não dar nenhuma série que me agrade na RTP2, ontem decidi ver o filme " A Bela e o Paparazzo" que deu na RTP1. Quando saiu subestimei o filme, mas é muito bom de se ver! É divertido, tem piada, os atores representam muito bem... Quando tiverem um tempinho, vejam-no.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Que grande seca!

É o que se pode dizer, literalmente, deste domingo à noite. Na SIC começou o Ganha no Minuto que até é engraçado, mas depois do segundo concorrente começou a chatear um bocado. Na TVI decidiram dar um especial Casa dos Segredos que só serviu para encher. Não o vi até ao fim, mas é de sublinhar que a qualidade subiu significativamente quando o pai da Fanny apareceu a berrar enquanto descia do céu.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Flashforward


Flashforward é uma série de 2009 que foi cancelada após a primeira temporada devido ao seu insucesso de audiências, no entanto, é uma série absolutamente aliciante e extraordinária que, muito resumidamente, decorre em torno da investigação do Flashfoward, um acontecimento em que todas as pessoas do mundo desmaiaram durante segundos e durante o qual tiveram visões do futuro, mais propriamente do dia 10 de Abril de 2010. 
Quando foi transmitida, na SIC aos domingos à tarde, via sempre, no entanto, não consegui ver o último episódio até ao fim. Nestas férias de Natal, por acaso, descobri que estavam a passá-la de madrugada, isto no preciso dia em que transmitiram o último episódio e finalmente consegui vê-lo.

sábado, 7 de janeiro de 2012

Coreia do Norte (parte 2)


Como podem ver, à exceção de alguns pontos, praticamente não existe iluminação pública na Coreia do Norte


O tráfico intenso no aeroporto


As praias têm cercas eletrificadas para que ninguém fuja a nadar.

Maçonaria

Durante esta semana, surgiram notícias que relatavam que foram retiradas de um relatório parlamentar informações que indicavam eventuais ligações entre a Maçonaria e os Serviços Secretos Portugueses. Nos dias seguintes,  apareceram mais notícias que tornaram públicas  novas ligações, agora dentro dos partidos políticos e em empresas de relevo nacional. Na verdade, de tempos a tempos, a Maçonaria lá vem ao de cima e preenche as notícias dos jornais, no entanto, pouco nos é explicado à cerca do que é efitavente esta organização secreta. A maior parte das pessoas fica a perceber que são pessoas que se "infiltram" em determinados cargos, de certo modo, para influenciar decisões de acordo com a ideologia maçonica e pouco mais do que isto.
Ontem, vi que existia um vídeo, penso que do género daquele que fizeram há pouco, em que iam para a rua fazer perguntas aos universitários, relativamente ao que era a Maçonaria. Não vi o vídeo, mas é quase certo que as pessoas não saberão responder, porque, como disse em cima, os meios de comunicação não tiveram o cuidado de nos informar relativamente ao assunto. Claro que derão foco a esta notícia, vi mesmo uma reportagem em que foram entrevistar em ex-Gão-mestre de uma destas lógicas maçónicas, mas ele próprio não explicou se quer, o que era a organização.
Como ainda não me dei ao trabalho de ir pesquisar relativamente a este assunto, fico-me pelo comentário do Miguel de Sousa Tavares que era algo do género: "Não percebo porque é que estes homens respeitados e pais de família vão para estas lojas fazer rituais de avental" que teve certa piada.

É hoje!


Hoje à noite começam as galas em direto do programa A Voz de Portugal, e se nas fases anteriores já foi muito bom, agora vão partir tudo! Na minha opinião, acho que nunca vi um programa deste género com um lote tão bom de concorrentes! Cantam todos tão bem! Não percam.



Já na SIC, estreiam os programas Dr. White e Até à Verdade. O primeiro, pelas promoções que vi, tem uma qualidade de imagem muito boa, e o conceito, apesar de não ser novo, é interessante já que consiste em melhorar a vida das pessoas recorrendo à cirugia dentária e plástica, à nutrição e ao visual. O segundo entra no ramo do oculto, prometendo-se resolver crimes com a ajuda sobrenatural.


Ontem, estreou mais uma temporada de Depois da Vida, que para quem gosta de programas do género, é sempre uma boa notícia.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Música


A nova música do Boss AC! Ouçam!

Coreia do Norte: aspectos bizarros


Dois jornalistas da BBC conseguiram, em 2010, entrar numa das mais fechadas nações do mundo. Depois de lá terem passado alguns meses, Sue Lloyd Roberts e Michael Bristow dão conta dos aspectos mais bizarros de uma nação que se encontra em histeria nacional após a morte do seu 'Querido Líder', Kim Jong-Il.

Universitários não sabem quem é Nelson Mandela
Os estudantes universitários aprendem inglês «graças ao Grande Líder» e é ele quem lhes «permite ver filmes britânicos e americanos, como o The Sound of Music», (um musical de 1965).
Quanto a líderes mundiais, para além do Querido Líder, conhecem Estaline e Mao Tsé Tung, de Nelson Mandela nunca ouviram falar.

Kim Il-sung morreu mas ainda é o presidente
Kim Il-sung, pai de Kim Jong-Il e fundador do regime, morreu há 16 anos mas continua a ser o presidente do país, onde existem mais de 500 estátuas suas.
«Ele é imortal», explica a guia de Sue Lloyd Roberts, uma das jornalistas. Com apenas 24 anos, a rapariga explica que os norte-coreanos não acreditam que o' Grande Líder' tenha desaparecido.

O chão de Pyongyang é limpo à mão
O isolamento em que vivem permitiu aos norte-coreanos terem hábitos que dificilmente terão sido vistos noutro local.
A erva que cresce na berma das estradas é cortada à tesoura e os pavimentos da cidade são esfregados com escovas e esponjas, normalmente, reservadas à limpeza do lar.
«Pyongyang é uma cidade monótona e sem cor, onde existem poucos edifícios em construção», conta Michael Bristow.

Furar a bolha
Os cerca de 3 mil norte-coreanos que, por ano, conseguem escapar do país mas isolado do mundo entram noutro planeta quando conseguem furar a bolha onde viviam.
Ao passarem para a Coreia do Sul, entram num país que tem as ligações de banda larga mais rápidas do mundo e onde nas lojas e centros comerciais existem câmaras e ecrãs tácteis que permitem tirar uma fotos e enviá-las aos amigos.
Este tipo de tecnologia e partilha de informação deixa os norte-coreanos abismados, por isso, ao chegarem à Coreia do Sul passam alguns meses em escolas governamentais para aprenderem a lidar com o século XXI.

Intranet em vez de INTERNET
A televisão norte-coreana transmite apenas notícias e documentários acerca dos líderes, do exército, das quintas modelo, das vilas modelo, ect.
Os norte-coreanos nunca viram outro tipo de documentário acerca do resto do mundo, não estão autorizados a fazê-lo e não poderiam, mesmo que quisessem, porque ninguém tem acesso à Internet na Coreia do Norte.
Em vez disso têm um serviço especial de Intranet.
Um estudante de pós-graduação de metalurgia não pode comparar a sua pesquisa com a de outro colega noutra parte do mundo porque o sistema não o deixa. Em vez disso, explica: «O nosso Querido Líder colocou tudo o que precisamos saber na Intranet».
in www.sol.pt 

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Dá cá mais cinco

Hoje, no Dá cá mais cinco, por incrível que pareça, não conseguiram dar o prémio final porque a senhora que atendeu não sabia a palavra. Provavelmente, não sabia ler e mesmo com o esforço da Leonor Poeiras para entregar o prémio com ajudas para a telespectadora como: "Vermelho, azul, amarelo, verde, são o quê?", "O que tem o arco-íris? São cor..." a palavra permaneceu por revelar. Já no antigo Quem Quer Ganha, uma vez a palavra era "Bacalhau à Gomes de Sá", penso eu, e o senhor que atendeu disse muito rapidamente: "Bacalhau à Lagareiro".  São momentos que ficam.

Fenómenos astronómicos

Sou daquelas pessoas que ficam super empolgadas quando é prevista uma chuva de estrelas, um eclipse da Lua ou do Sol e coisas do género, mas raramente me dou ao trabalho de abrir simplesmente a janela e estreitar cá para fora. Lembro-me de ver o planeta Mercúrio a passar em frente ao Sol quando ainda estava na Primária e do último eclipse quando andava, talvéz, no sexto ano, mas depois disso não me lembro de ter visto mais nada. O cúmulo foi quando há muito pouco tempo atrás, no verão, estava a acontecer uma chuva de estrelas em direto na SIC, o céu sem núvens (condições perfeitas para ver coisas do género) e eu pensei (estava no computador): Vou ver? Não vou ver? Oh, que se lixe! E não fui ver...
Até que segunda, fui à janela e vi uma luz muito mais brilhante do que uma estrela e nem estrelas se quer se viam. Será um avião? Não, não se mexe. E lá ficou a coisa a brilhar. Hoje, ao almoço, não faço a mínima ideia porquê, o assunto veio à baila e  uma fonte muito fidedigna nestes assuntos disse-me que tinha havido um alinhamento de planetas e que às sete da tarde foi a hora em que se viu melhor. Hora precisa em que fui à janela! 
Conclusão, agora só me falta ver um eclipse da Lua (que é uma coisa que nunca percebi muito bem como se vê, porque supostamente é não ver a Lua ou parte dela), uma chuva de estrelas, um cometa e um  asteroide. Vou por um teto em vidro no meu quarto para ver se risco mais algum na lista.

Imagens cómicas

Nem toda a gente tem telemóvel!

Eu bem digo que aquelas coisinhas duras que o hamburguers têm são unhas de rato, mas ninguém se acredita em mim!

 Se isto não é apenas uma forma de fazer exercício físico, é, quase de certeza, a invenção mais estúpida de sempre. Não, é pior! Afinal é um aparelho que simula a experiência de pilotar um avião!

(...)

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Mais filmes

Como disse ontem, hoje vou por os restantes filmes que vi nas férias e que recomendo absolutamente.





 

Odeio-te despertador!

O maior inimigo de quem tem que acordar cedo depois de umas meras duas semanas de férias é definitivamente o despertador. Já estava tão habituado a adormecer entre as duas e as três da manhã que quando ouvi o despertador ainda devia estar a fazer a meia noite.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Tempestade num copo de água


Uma coisa que já é usual no quadro político e jornalístico português são as polémicas que de polémico têm muito pouco. Recentemente o primeiro-ministro sugeriu que os professores deveriam emigrar para países de língua portuguesa onde poderiam exercer as suas funções, mas rapidamente várias entidades e personalidades portuguesas reagiram contra tais declarações. Na minha opinião, nada de polémico foi dito, pois, apesar do país estar estagnado e de serem poucas as oportunidades de emprego, a realidade é que existem demasiados professores para as nossas necessidades e as únicas soluções são mudar de profissão, emigrar ou aumentar a natalidade.
É caso para dizer "Fez-se uma tempestade num copo de água".

Férias de cinema

Durante estas férias dediquei-me a ver filmes. Não considero que este Natal fosse um Natal de cinema como outros Natais passados porque  à exceção do dia de ontem, não estrearam grandes filmes. Ontem vi Avatar e Invictus ( já tinha visto 2012  no cinema) e são  três filmes que aconselho vivamente.


Avatar surpreendeu-me pela positiva, pois, à partida, tinha a ideia de ser mais um filme de ficção científica que pouco acrescenta, mas, este está muito bem realizado. Tinham a hipótese de fazer um mundo novo e conseguiram-no. Inventaram um mundo em que todos os seres vivos vivem em comunhão num profundo respeito pela natureza, em oposição e em forma de crítica, a nós mesmos, os humanos, que invadiram Pandora numa atitude altamente provocatória e com uma sede insaciavel por dinheiro, não tendo em conta os meios para atingir os seus objectivos. A ideia de os seres vivos terem aquela espécie de cabo que se liga aos mais diversos animais e árvores está mesmo muito original!


2012 é um filme também muito bem realizado, mas neste, os telespectadores não ficam tão apegados ao ecrã. A ideia do fim do mundo foi aqui aproveitada para chamar os telespectadores, no entanto, é sempre um filme que vale a pena ver e que também tem uma história aliciante. Como sempre, e até no fim dos dias, o dinheiro é a porta para a salvação.


Invictus é um filme diferente que retrata o fim do apartheid na África do Sul com início do governo de Mandela. Este filme também é muito bom e percebo, agora, o porquê de Mandela ser uma pessoa tão acarinhada, pois, apesar de ter estado 27 anos preso, teve a serenidade para perdoar toda a gente, lutando para unir os brancos e os negros. Este filme desenrola-se ao lado da equipa de rugby da África do Sul no Mundial de 1995, enaltecendo o poder do desporto para unir as pessoas.

domingo, 1 de janeiro de 2012

Bom Ano Novo!


A Internet devia ser considera um Direito Universal do Homem! O mundo já não funciona sem Internet e ficamos logo desatualizados se cá não viermos durante umas duas semanas. Na verdade, não fiquei duas semanas sem Internet porque lá arranjei uma forma de cá vir, no entanto, quando se concilia o prodígio dos navegadores da Internet, ou seja, o Internet Explorer com uma Internet que prima pela rapidez, uma pobre e triste mensagem de "Feliz Natal" só com título é o máximo que se pode alcançar! Contudo, e apesar de não ter publicado praticamente nada, fico contente por terem continuado a visitar o blogue, nem que seja para verem a maior barragem do mundo, a das Três Gargantas, no dia em que a empresa que a detem comprou a EDP! 
Tudo isto para vos desejar a todos um Bom Ano de 2012 cheio de alegria e bons momentos. E como sei que para muitos este ano é um ano de mudança e de escolhas, muita luz para nos iluminar os neurónios para que tomemos as decisões certas!