sábado, 7 de janeiro de 2012

Maçonaria

Durante esta semana, surgiram notícias que relatavam que foram retiradas de um relatório parlamentar informações que indicavam eventuais ligações entre a Maçonaria e os Serviços Secretos Portugueses. Nos dias seguintes,  apareceram mais notícias que tornaram públicas  novas ligações, agora dentro dos partidos políticos e em empresas de relevo nacional. Na verdade, de tempos a tempos, a Maçonaria lá vem ao de cima e preenche as notícias dos jornais, no entanto, pouco nos é explicado à cerca do que é efitavente esta organização secreta. A maior parte das pessoas fica a perceber que são pessoas que se "infiltram" em determinados cargos, de certo modo, para influenciar decisões de acordo com a ideologia maçonica e pouco mais do que isto.
Ontem, vi que existia um vídeo, penso que do género daquele que fizeram há pouco, em que iam para a rua fazer perguntas aos universitários, relativamente ao que era a Maçonaria. Não vi o vídeo, mas é quase certo que as pessoas não saberão responder, porque, como disse em cima, os meios de comunicação não tiveram o cuidado de nos informar relativamente ao assunto. Claro que derão foco a esta notícia, vi mesmo uma reportagem em que foram entrevistar em ex-Gão-mestre de uma destas lógicas maçónicas, mas ele próprio não explicou se quer, o que era a organização.
Como ainda não me dei ao trabalho de ir pesquisar relativamente a este assunto, fico-me pelo comentário do Miguel de Sousa Tavares que era algo do género: "Não percebo porque é que estes homens respeitados e pais de família vão para estas lojas fazer rituais de avental" que teve certa piada.

Sem comentários: