segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Ilhas Selvagens


Toda a gente conhece os Açores, a Madeira e as Berlengas, mas tenho quase a certeza que são poucas as pessoas que sabem da existência das Ilhas Selvagens. Estas ilhas situam-se a 280 Km a sul da Madeira e a  165 Km a norte das Canárias. Têm uma área de 2,73 km² e o ponto mais alto das ilhas situa-se a 163 m acima do nível médio do mar. Estas ilhas foram descobertas em 1364 e desde 1975 que constituem uma reserva natural, mas o mais interessante é que a Espanha nunca aceitou muito bem a ideia das Ilhas Selvagens pertencerem a Portugal:

"Em Setembro de 1911, o governo espanhol enviou uma nota ao governo português comunicando que deliberara incorporar as Selvagens no arquipélago das Canárias e que ia montar nas ilhas um farol. A administração portuguesa protestou e foi acordado não praticar quaisquer atos que pudessem comprometer uma solução amigável da questão. 
Em 1938, a Comissão Permanente de Direito Marítimo Internacional confirmou a soberania portuguesa das ilhas que, em 1959, despertaram o interesse da WorldWildLife (WWF) levando-a a assinar um contrato de promessa de compra com o herdeiro Luís Rocha Machado.
Em 1971, o Estado português interveio e adquiriu as Ilhas Selvagens, instituindo, nesse mesmo ano, a Reserva Natural das Ilhas Selvagens. No ano seguinte foram apreendidas, nas ilhas, duas embarcações de pesca espanhola, "San Pedro de Abona" e "Áries". Em 1975, aproveitando a turbulência política em Portugal, espanhóis das Canárias desembarcaram na Selvagem Grande e hastearam a bandeira espanhola. No ano seguinte, foi apreendida a embarcação espanhola "Ecce Homo Divino" e, dois anos depois, foram presos, também por pesca ilegal, outros barcos de frota espanhola. Em 1996, um helicóptero Puma AS-330 da Força Aérea Espanhola aterrou na Selvagem Grande, cometendo assim uma dupla infracção: violou o espaço aéreo português e também sobrevoou, a menos de 200 metros, uma reserva natural. No ano seguinte, voos rasantes de aviões militares espanhóis tiveram como consequência a chamada do embaixador espanhol Raúl Morodo ao Ministério dos Negócios Estrangeiros português. Em 2005, um vigilante e um biólogo da reserva natural das ilhas Selvagens foram mesmo perseguidos por pescadores espanhóis."
in wikipedia.org 

Sem comentários: