domingo, 26 de agosto de 2012

Indignação

Este fim de semana foi mais uma vez notícia a privatização da RTP e, desta vez, ao contrário do que se pensava que supostamente iria acontecer, ficou-se a saber que o governo planeia concessionar a RTP1 a privados que assegurem o serviço público e fechar a RTP2, o que deixou muita gente indignada, incluindo eu. Este plano de reestruturação é como que um tesouro para quem o conseguir porque terá garantido um lucro de 20 milhões já em 2013. Agora eu pergunto o porquê de entregarem a RTP a privados se há garantia de lucro. Se tivesse uma gestão pública em 2013 o lucro não seria o mesmo? E, por outro lado, o pior ainda é o encerramento da RTP2 porque é neste canal que passam as competições desportivas de outras modalidades, os Jogos Olímpicos, as séries em horário nobre, os documentários... 
Até agora, a ideia de privatizarem um dos canais não me preocupava muito porque iríamos acabar por ter um novo canal, com um novo conceito, o que acho ser fundamental na televisão generalista atual e a RTP1 ou RTP 2 passaria a ser um misto dos dois canais, reunindo o mais importante de ambos.
Em conclusão, em 2013, teremos apenas três canais e a televisão generalista vai regredir ainda mais. Ah, não! Já me esquecia, vamos ter também o canal Parlamento em sinal aberto! A minha satisfação/felicidade acabou de aumentar.

Sem comentários: