sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Informação na televisão

Este é um tema sobre o qual já me apetecia escrever à muito tempo, no entanto, tenho-me esquecido de o fazer e agora, enquanto estava a ver o "Sexta às 9" que estreou precisamente hoje, veio-me de novo à cabeça e vou então escrever sobre a informação na televisão em Portugal.
A nossa informação sofreu uma pequena revolução à cerca de um ano quando a saída do José Alberto Carvalho e da Judite de Sousa para a TVI nos apanhou a todos de surpresa. A TVI precisava de estabilidade e confiança na informção depois de todo aquele escândalo envolvendo a Manuela Moura Guedes, o primeiro ministro e a possível compra do canal pela PT e estes rostos vieram colmatar estes danos. Passado um ano, a TVI tem uma informação muito mais dinâmica e interessante, o que também se tem revelado bastante favorável na afluência do público. Na RTP, a saída de duas das caras mais emblemáticas das notícias parecia ser um rombo forte no canal, contudo, a saída destes dois jornalistas possibilitou a ascensão de novas figuras que têm cumprido muito bem o seu papel. Com a chegada do Nuno Santos à direção de informação, a RTP ganhou uma grande variedade de programas de informação após as notícias, quer de reportagem, quer de debate, é certo que alguns deles já existiam, mas foram reformulados e, dos três canais, na minha opinião, o canal público é aquele que oferece uma maior oferta de formatos de qualidade ao telespectador.
A SIC tem sempre apostado em vários formatos de reportagem e de investigação ao longo dos anos, a sua informação tem sido boa e há pouco tempo foi renovado o estúdio e a imagem das notícias que também está muito bom. A RTP 2 tem o Hoje que é um formato mais leve, mas não menos interessante, que resume o essencial da informação do dia de uma forma descontrída e relativamente informal.
Em conclusão, a informação portuguesa encontra-se mais dinâmica e variada do que nunca. Os canais têm apostado em formatos de reportagem de altíssima qualidade e interesse, o que se demonstra na grande equalidade de audiências ao nível da informação.
U24, Linha da Frente, 30 minutos e Sexta às 9 na RTP, Grande Reportagem, Perdidos e Achados, Condenados, O meu pequeno mundo, Histórias com gente dentro na SIC e Repórter TVI, na TVI são os meus destaques

4 comentários:

Sara disse...

Após ler isto só consegui pensar: "Ainda bem que este jovem é meu amigo". Nossa, que cultural!
Eu gosto muito dos Perdidos e Achados e das Reportagens da TVI. No que toca a noticiários fico-me pela SIC!

Paraondegiraomundo disse...

Obrigado! Eu vejo aquilo tudo quando os temas me interessam. O U24 começou segunda e retrata o socorro do INEM e as urgências e apesar de serem só 25 minutos, é excelente!

Sara disse...

Parece-me interessante!

Paraondegiraomundo disse...

Pois é!