Ainda há relativamente pouco tempo assistimos à formação de um novo país, o Sudão do Sul e ainda há cerca de dois anos, o Kosovo declarou a sua independência. Na realidade, não temos muita ideia da existência de territórios separatistas no mundo, mas este é um assunto que me interessa e de vez em quando lá vou eu para o wikipédia pesquisar mais um bocadinho. Assim, hoje vou publicar os territórios europeus que ambicionam o reconhecimento internacional como estados soberanos e independentes.
Na região do Caúcaso são vários os territórios separatistas. A Abecásia e a Ossétia do Sul querem separar-se da Georgia, o que provocou a invasão deste último, em 2008, naquela que ficou conhecida como a Guerra da Ossétia do Sul. O território do Alto Carabaque é disputado entre a Arménia e o Azerbaijão e o conflito parece não ter fim, contudo, o próprio território proclama a sua independência. Também a República da Chechénia e do Daguestão proclamam a independência da Federação Russa, luta esta que já originou várias guerras na década de 90. A Al Qaeda actua na Chechénia e luta pela independência do território muçulmano.
A Transniítria é uma República separatista da Moldávia e formou-se com o fim da URSS. A República Turca do Chipre do Norte formou-se depois da invasão turca no século passado, encontrando-se Nicósia, a capital cipriota, separada por um muro, caso único no mundo depois da queda do Muro de Berlim. A Palestina é um estado reconhecido por cerca de 100 países, no entanto, ainda não é um país soberano.
Sem comentários:
Enviar um comentário