terça-feira, 20 de setembro de 2011

País desconhecido - Brunei

Brunei
          

Podemos pensar em Brunei mas não nos vem nada à cabeça porque efectivamente não o conhecemos. O Brunei é um país atípico na região e parece ter sido literalmente arrancado algures do Médio Oriente! E já vais perceber porquê.
O Brunei é um pequeno país localizado na costa norte da ilha do Bornéu e é constituído por dois territórios que se encontram separados pela baía do Brunei e que são rodeados em toda a volta pela Malásia e pelo Mar da China Meridional. O Brunei é um sultanato, ou seja, é governado por um sultão em regime ditatorial, e o poder é transmitido directamente à descendência. O país, cuja capital Bandar Seri Begawan é também a cidade mais populosa, já esteve sobe domínio britânico e japonês, conseguindo a independência no dia 1 de Janeiro de 1984.

O Brunei tem uma área inferior a um décimo da área de Portugal, cerca de 5 765 Km2, território esse que é ocupado por apenas 381 000 habitantes, havendo por isso apenas 64 habitantes por quilómetro quadrado. Os indicadores sociais são próprios de um país desenvolvido e por lá oficilamente fala-se malaio, apesar do chinês e inglês também sejam muito utilizados. O país é maioritariamente islâmico e rege os seus costumes pela lei islâmica.
A economia do país gira em volta das exportações do petróleo, gás natural e carvão que geram uma riqueza equivalente a metade do PIB nacional, de facto o país é muito rico, tem o 5º maior PIB per capita do mundo e tal como nos Emirados Árabes Unidos, não existem impostos sobre a habitação, e a educação e saúde são gratuitas. 
Em 1998 o sultão do Brunei era considerado o homem mais rico do mundo com uma riqueza avaliada em 40 biliões de dólares, no entanto, o seu irmão mais novo e dirigente de uma grande empresa pública fez um desfalque que provocou 35 mil desempregados e a redução da fortuna do sultão para um quarto. ( é caso para dizer: que rico irmão!)
No Burnei a alimentação é tipicamente tropical, muito à base de frutas, legumes e grelhados, no entanto, brindes só com água ou com sumo porque o álcool é proibido. Lá as mulheres usam roupas muito coloridas e cheias de estampados, mas completam a vestimenta com a habitual burka. Já os homens costumam usar turbante na cabeça. Como ditadura que se preze, por lá não há liberdade de imprensa e a vida dos cidadãos é bastante controlada. 
O país deve ser muito interessante para visitar e de muitas malas não vais precisar, já que a temperatura apenas oscila entre os 20ºC e os 30ºC. Para que possam contactar-te, é bom que não te esqueças de dizer aos teus amigos para acrescentarem +673 ao teu número. Combinar os horários das chamadas é que vai ser complicado já que lá são mais 9 horas do que aqui! Se quiseres visitar o blogue mas não te lembras exactamente do endereço podes sempre usar o www.google.bn e com a segurança podes estar descansado já que nos últimos seis anos apenas ouve 3 assassinatos (aqui é dia sim, dia sim!). Se és apreciador de rock sempre podes ouvir os D'Hash que por lá devem dar concertos.

5 comentários:

Sara disse...

Brunei!!! Por acaso, gostei! Já agora e uma notinha a dizer que eu sou um máximo?

Paraondegiraomundo disse...

Brunei, claro, só foi possível devido à mobilização da Mosquita do blogue Batom para que te quero

Paraondegiraomundo disse...

Ainda bem que nao fiz em separado porque do brunei só há fotos desse palácio nao ha de mais nada

Sara disse...

Oh pá, eu mobilizo! Sou uma estilosa...

Anónimo disse...

A-D-O-R-O!
Principalmente a parte da alimentação, claro, e também gostei da ideia das roupas todas coloridas, dão mais vida! ;) e como não podia deixar de ser, adotava, sem sombra de dúvidas, a isenção dos impostos sobre a habitação, a educação e saúde!
Russa :)