terça-feira, 13 de setembro de 2011

Malta


 A República de Malta é constituída por um arquipélago de ilhas das quais apenas as três maiores, Malta, Gozo e Comino, são habitadas pelos cerca de 410 mil habitantes. Agora imagina 410 mil habitantes distribuídos apenas por 316 Km2! Existem 1307 habitantes por quilómetro quadrado, o que faz com que Malta tenha a sétima maior densidade populacional do mundo! A capital é Valeta, mas a cidade mais populosa é Birkirkara e oficialmente por lá se fala maltês e inglês.
Pelo facto de Malta estar localizada no centro do Mar Mediterrâneo, sempre foi tida como um ponto estratégico no controlo das rotas comerciais entre a Europa, África e Médio Oriente. Por este motivo Malta foi controlada pelos fenícios, gregos e romanos e mais tarde pela Espanha, França e Reino Unido. No dia 21 de Setembro de 1964 foi declarada a sua independência do poder britânico.
  
Hoje, Malta é um país da União Europeia, a sua moeda oficial é o Euro e como todos os países da Europa também é afectado pela crise. Devido ao seu tamanho tem pouca capacidade agrícola e apenas produz 20% dos alimentos que consome, as receitas provêem maioritariamente do turismo, mas também são de notar a indústria textil, do calçado e de tecnologia de Malta.


Ao mesmo tempo que na Europa as pessoas estão cada vez menos ligadas à religião, Malta é a excepção à regra, a população é maioritariamente cristã e praticante, de tal modo que o divórcio é proibido por lá, só a par das Filipinas.
Os malteses vivem o mesmo que nós vivemos e têm uma taxa de alfabetização semelhante, a vida lá dever ser bastante parecida com a que temos e a gastronomia de lá também parece ser bem saborosa com influências turcas e italianas. No entanto, se não gostas de praias fabulosas, primares demasiado o direito ao divorcio e gostares de rios que transportem água de facto no Verão é melhor não ires para o país que já foi chamado de “Ilha do Mel” ou “Paraíso”.
 

 

Sem comentários: