Toda a gente tem a noção de que petróleo e dinheiro não faltam nos Emirados Árabes Unidos, mas o que é que sabem realmente sobre este país? Pouco, com certeza, ora não fosse este um país desconhecido.
Os Emirados Árabes Unidos como o próprio nome diz, resulta da união dos sete emirados que constituem o país e são eles: Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Ajman, Umm al-Quwain, Ras al-Khaimah e Fujairah. Destes, Abu Dhabi e o Dubai são os mais conhecidos, ocupando o primeiro cerca de 87% da área do país. Os EAU têm uma área de cerca de 77 700 Km2 e faz fronteira com a Arábia Saudita, com o Qatar e com a Omã.
Isto são ilhas artificias |
Hotel 7 estrelas - Dubai |
Se tivesses a capacidade de viajar no tempo não irias ver muito nos EAU há cerca de cem anos atrás. O país era muito pobre, não tinha recursos e as pessoas viviam em pequenas casas feitas de uma mistura qualquer de areia, terra e afins, sendo a principal actividade económica do país a exportação de pérolas. Depois apareceu o petróleo e de um zás tudo aconteceu! O dinheiro começou a entrar e com dinheiro fez-se tudo! As famílias reais começaram a comer, tomar banho e a dormir em ouro, mas apesar do que talvez estejas a pensar, as pessoas não continuaram a viver nas casinhas de mistura de areias e afins, a vida melhorou e melhorou para todos!
O edifídio mais alto do mundo |
O petróleo trouxe tanto mas tanto dinheiro (já referi tanto?) que as pessoas só não têm educação, saúde e transportes completamente gratuitos como também não pagam a electricidade e a água que consomem. E para além dos custos enormes desta boa vida dos cerca de 5 milhões de habitantes, ainda sobra muito dinheiro para fazer coisas simples e singelas como hotéis de 7 estrelas, o aeroporto mais caro do mundo, o edifício mais alto do mundo, as ilhas artificiais maiores do mundo, uma Disney Land com o dobro do tamanho da de Paris e um complexo de desporto enorme com a capacidade de vir a albergar os Jogos Olímpicos.
Ilhas em forma de palmeira |
No emirado de Abu Dhabi estava planeado a construção da primeira cidade 100% sustentável do mundo, mas como muitos dos projectos megalómonos que por lá aparecem como se nada fosse, este também está adiado ou parado já que a crise chega a todos! Espertos tínhamos sido nós se tivéssemos continuado a controlar esta área até aos dias de hoje! Andávamos todos de Ferrari ou abríamos canais só para podermos ir para a escola de iate! Ai... que bom que teria sido!
A cidade ecológica |
Se fazes anos a 2 de Dezembro já podes dizer que fazes anos no dia nacional dos EAU, já se quiseres viver um bocadinho mais bem podes ficar por aqui porque lá as pessoas vão para o caixão mais ou menos quando as daqui. Se tiveres um furo e precisares de ligar para a Marta marca +971 porque nunca se sabe onde ela poderá estar!
3 comentários:
Então? Gostam dos Emirados Árabes Unidos?
Aii! Adoro! Adoro!
Adorei a forma como descrevestes...e desde a estadia naquele hotel de 7*, subindo ao cimo do edifício mais alto do mundo, tudo isto, está claro, após passagem pelo aeroporto mais caro do mundo...Parece-me bem! mt bem! Posso ir pra lá uns tempinhos?! ;D
Russa :)
À vontade, desd que sejas tu a pagar! ;D
Enviar um comentário