terça-feira, 16 de agosto de 2011

Privatização da RTP



Já alguns anos têm saindo noticiais sobre uma eventual privatização da RTP, no entanto, apenas este governo parece estar convicto em fazê-lo. Ainda não se sabe o que vai acontecer ao certo e que medidas vão ser tomadas, mas algo será certamente. Este assunto deixa-me um pouco preocupado porque acho que é importante uma serviço público de televisão. Só no serviço público conseguimos ver emissões desportivas que não sejam futebol, só no serviço público conseguimos ver séries estrangeiras a horas dignas de quem trabalha e estuda, só no serviço público podemos assistir regularmente a debates de grande interesse e serviço público. É certo que os privados também o fazem esporadicamente, mas só no público o fazem regularmente.
Muitos justificam o seu apoio à privatização da RTP com o facto desta transmitir programas que poderiam ser perfeitamente transmitidos pelos canais privados ( programas de entretenimento como a Operação Triunfo, Masterchef ou Só Visto) e não ter uma verdadeira vertente de serviço público, mas a RTP também transmite programas que nenhuma das privadas se atreveria a transmitir. Eu acho que a finalidade de serviço público deve ser analisada, sim! (já foi nomeada uma comissão com essa função) E que a RTP deve ser reestruturada, financeiramente já que dá prejuízo e também a nível de programação, tornar a RTP mais jovem e com uma entidade forte. Mas privatizar acho que não já que, com certeza, existe um modo de manter os dois canais, fazer um serviço público variado e com lucro.

1 comentário:

Sara disse...

Apesar de eu não ver praticamente a RTP concordo com algumas coisas referidas. Nomeadamente nos horários, as restantes televisões colocam tudo a altas horas ao contrário da televisão pública!